CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE  BIBLIOTERAPIA


O QUE É O CURSO DE FORMAÇÃO

O Curso de Formação de Mediadores de Biblioterapia é o curso que você precisa para começar do zero e em pouco tempo desenvolver práticas de Biblioterapia de qualidade usando a literatura como recurso na promoção da saúde e bem-estar.

Faça como centenas de profissionais que hoje são Mediadores de Biblioterapia que usam a literatura para causar impacto positivo na vida das pessoas e na sociedade.

A formação é um guia completo com conteúdo teórico e prático que vai capacitar você a usar a Biblioterapia com grupos de pessoas em diferentes contextos.

O curso foi pensado para proporcionar a você um aprendizado completo sobre todos os aspectos que você precisa saber sobre a Biblioterapia para começar a utilizar esse recurso poderoso na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

O QUE VOU APRENDER NO CURSO

  • Utilizar a literatura e as histórias como recurso de cuidado com o ser humano.
  • Contribuir com o  desenvolvimento humano a partir do uso da literatura
  • Usar a literatura de uma maneira diferenciada com diferentes grupos 
  • Cuidar do ser humano e se aproximar de maneira mais afetuosa do seu público.
  • Promover o amor pela literatura e pelas histórias a partir de uma mediação afetuosa.
  • Aprimorar o ambiente ao seu redor com mais qualidade de vida e empatia por meio da literatura 


QUEM PODE SE TORNAR UM MEDIADOR DE BIBLIOTERAPIA?

Professor, bibliotecário, contador de histórias, pedagogo, psicólogo, mediador de leitura ou qualquer pessoas que queira dar mais sentido ao seu trabalho com a literatura.


No Curso de Formação de Mediadores de Biblioterapia você vai aprender como utilizar a literatura de uma maneira diferente desenvolvendo um trabalho mais sensível, humanizado e com propósito.


DEPOIMENTOS - O QUE DIZEM AS ALUNAS...

DEPOIMENTOS - O QUE DIZEM AS ALUNAS

O curso com a Carla Sousa te dá a base e a confiança para fazer um encontro de biblioterapia. Ela explica muito bem a parte teórica e também prática, e após finalizar o curso me sinto apta a usar as ferramentas que aprendi. Não vejo a hora de retomar as atividades no asilo para aplicar todo este novo conhecimento! Um ponto super positivo são as aulas mensais ao vivo, que foram ótimas para tirar dúvidas e ouvir os relatos das colegas. Essa troca com a professora e as demais alunas é muito enriquecedora. Eu indico o curso a todos que amam literatura e que gostariam de ajudar outros através das histórias.
(Paula Haas mora no Rio de Janeiro, faz Relações Internacionais e trabalha com comércio exterior, é voluntária em asilo onde faz Círculos de Leitura )
Fazer o curso com a Carla Sousa foi redescobrir a literatura, um presente em forma de textos e livros. O curso de resgatou em mim o encanto das palavras escondidas nos textos e nas suas entrelinhas. A Carla traz a cada aula e encontro um poder mágico de nos encantar com suas dicas e práticas da biblioterapia. Para aqueles que querem aprender e se encantar pelas metáforas esse é o curso ideal, indico esse curso para todos que querem transformar a paixão pelos livros em momentos de autocuidado e cuidado com os outros. Gratidão Carla por dividir tanto conhecimento!
(Anaí Santos mora em São Bernardo do Campo é Professora e Fonoaudióloga)
O curso foi excelente, muito rico, com informações e sempre o cuidado ético de citar as fontes e as origens. Material diversificado e apresentado de maneira agradável e criativa. O fato das gravações ficarem disponíveis é outro ponto extremamente positivo para quem não consegue acompanhar no dia da atividade, ou deseja rever. Os momentos com Carla “ao Vivo” foram ótimos para tirar dúvidas e trocar com ela e com as/os colegas. Eu indico o curso sim, por três motivos principais: 1. Muitos momentos se deleitando e se nutrindo com a literatura; 2. Poder propiciar às pessoas e a si mesmo o exercício do Cuidado e da nutrição da Alma e 3. Adquirir conhecimentos e embasamento teórico e prático para um novo trabalho, extremamente prazeroso e uma possível renda extra.
Obs. Já mediei 14 encontros desde março de 2021, quando terminei o curso, um tema por mês, em encontros quinzenais.
(Cleusa Mª Denz dos Santos mora em Fortaleza, Formada em Letras – Português e Literaturas, mestre em Linguística Aplicada, professora e facilitadora de Biodança e educadora biocêntrica
Fazer o curso com a Carla Sousa foi uma experiência incrível. Comecei a fazê-lo no momento delicado da pandemia e isso me ajudou muito, pois fazer o curso e aplicar tudo que aprendi trouxe muita leveza aos meus dias. Hoje quando leio e releio livros tenho outro olhar. A Carla me ensinou a enxergar a literatura de uma forma mais profunda e ao mesmo tempo mais leve.  Além disso, todo conteúdo que aprendi e hoje coloco em prática me ajuda a ajudar outras pessoas e com isso eu me curo junto. É fantástico! A Carla criou um curso com tanto amor e tanto afeto que tudo que nos foi passado trouxe muita coisa positiva. Além de muito didático e organizado, o conteúdo é rico de informações preciosas e a interação entre a professora e os alunos é incrível. Este curso despertou em mim tantas coisas boas que quero que todos sintam o mesmo. Fazer este curso foi uma das minhas melhores escolhas de 2020. Sempre serei grata a Carla.
(Aline Machado Cruz mora em Porto Seguro - Bahia e é Bibliotecária – Documentalista)
João da Silva
QUEM É CARLA SOUSA?
Carla é uma das principais referências em Biblioterapia no Brasil, autora do livro Biblioterapia & Mediação Afetuosa da Literatura, docente do curso de Pós-graduação em Biblioterapia da Unochapecó e tem diversos artigos publicados sobre o tema.

É a idealizadora do Curso Desvendando a Biblioterapia e do Clube de Biblioterapia e fundadora do Doses de Biblioterapia.